As palavras abaixo mesmo que constem em dicionários ou nomes de pessoas, foram aqui criadas para entendimento das respectivas situações, ações e denominações.
FEICO: é o ambiente no universo e na natureza estudado e observável, quer seja no universo, do micro ao macro.
JEBAL: a “aura” e os limites existenciais dos indivíduos, dos grupos e das nações tairês.
KEIGONS: os chamados seres inteligentes extraterrestres, que de alguma forma intervém fora de seu ambiente de origem, fora de seu planeta natal ou o que for da sua origem.
MACARÊ: todo militar ou policial, quer seja oficial, mas, que segue alguém superior ou é superior, ditador, que é um mal militar com más intenções, quer seja por ignorância ou má formação acadêmica, que seja subversivo ou miliciano ou terrorista.
MÂNCIA: toda forma de consulta do futuro ao oráculo, como: tarô, cartas ciganas, leitura de mãos, leitura na xícara de chá, mapa astral, orixás, divindades, mediunidade, canalização, santos, tabuleiro ouija e atualmente muito em moda, os xamãs ou pseudoxamãs.
MICIANA: junção das palavras mística, ciência e anarquia. Consciência miciana, podemos dizer que, é aquele que elevou a sua consciência, que realmente se afasta de ser um robô biológico. Mas, um humano como todo mundo, nada de excepcional a olhos visto. Que se abra um parenteses, ao você compreender o abaquar não o torna ao mundo um ser especial.
TAIRÁ: forma justamente o mundo tairê com as suas divisões territoriais, nacionais e grupais.
TAIRÂMA: é todo o conjunto de grupos sociais dos tairês, ou seja, das tairás, o que diferencia o mundo humano do mundo da tairâma.
TAIRÊ: o tairê é um servo, é um ser dependente de ídolos, quais ídolos são de criação de outros tairês. O animal humano servo dos sistemas monárquicos (políticos, sociais e religiosos). Tal humano ignorante, mesmo que gênio, e que muita das vezes é fanático em sua crença.